5 de julho de 2012

O que é Inteligência Organizacional ?


O que é? Como é alcançada? Qualquer empresa pode tê-la?

Em resumo, a Inteligência Organizacional (doravante apresentada neste blog como IO) é a capacidade das empresas de se adaptar ao ambiente, inovar, aprender, além de conseguir aumentar os seus conhecimentos, buscando alternativas que melhor respondam as condições ambientais por meio dos processos de decisão (MORESI, 2001).

Para ser alcançada pelas empresas, a IO deve ser desenvolvida por meio de um processo contínuo de atividades e sub-processos interligados que visam compreender o ambiente interno e o ambiente externo das empresas. Tais atividades e sub-processos podem ser explicados pelo modelo elaborado por Matsuda (1993), que apresenta 5 sub-processos da IO, que são:

1 Cognição Organizacional;
2 Memória Organizacional;
3 Aprendizado Organizacional;
4 Comunicação Organizacional;
5 Raciocínio / Tomada de Decisão.

Estes 5 sub-processos, se desempenhados de forma conjunta e corretamente, podem conferir IO às empresas que os utilizarem, contribuindo para o desenvolvimento organizacional e para a obtenção de vantagens competitivas sobre os concorrentes.

E agora: pode-se dizer que com uma fórmula mágica a empresa que conseguir utilizar a IO terá sucesso sobre seus concorrentes? A resposta ainda é incerta, levando em consideração o fato de que cada empresa possui suas particularidades e irá desenvolver seus processos de forma diferenciada. Mas o que se pode dizer é que a IO pode contribuir para o desenvolvimento de qualquer empresa, de qualquer setor, desde que encarada e abordada corretamente.

É um desafio para as organizações atuais, pois envolve todos os colaboradores e públicos interessados. Mas antes de mais nada é uma oportunidade para empresas e seus gestores reverem processos internos e a própria estrutura organizacional, que nem sempre acompanha as mudanças dos ambientes de negócios.


-- 
Referências

MATSUDA, Takehiko. Organizational Intelligence: theory of collectively intelligent behaviors and engineering of effective information systems in the complex organizations. In Sanno College, Isehara. Japão: 1993.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Inteligência Organizacional: um referencial integrado. Ci. Inf. Vol 30. n. 2, p. 35 – 46. Mai/ago 2001. Brasília. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6210.pdf>. Acesso em: Mai. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar sua opinião e/ou contribuir com o Blog?

Comente...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...